Sead produz manual para usuários do Sistema Eletrônico de Informações

Sead produz manual para usuários do Sistema Eletrônico de Informações

Sead produz manual para usuários do Sistema Eletrônico de Informações 150 150 José Alberto Ramos

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), criou uma cartilha de orientação para os usuários do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O documento foi publicado nesta quinta-feira (11) no site http://portalsei.rn.gov.br.

A finalidade do manual é ajudar os servidores que lidam com a gestão de processos e documentos arquivísticos eletronicamente a aproveitarem todos os recursos disponíveis na plataforma. “Criamos um documento mais enxuto, esclarecendo as principais dúvidas quanto à utilização do SEI, a fim de promover boas práticas e facilitar o entendimento dos usuários em relação às ferramentas disponibilizadas pelo sistema”, afirmou a secretária da Administração, Virgínia Ferreira.

De acordo com a Comissão Especial do SEI da Sead, o documento é uma síntese dos principais recursos disponíveis na plataforma, pois já existe um manual elaborado pelo Governo Federal acerca de como utilizar o sistema – com média de 150 páginas -, mas que a ideia foi extrair só os principais pontos, para facilitar a leitura e compreensão. “O nosso manual possui menos páginas do que o documento original, tornando a leitura mais rápida. Ainda assim, não deixamos de abordar nenhum tópico relevante. De todo modo, ambos os manuais estão disponíveis para consulta no site”, explicou Tatiane Alves, presidente da Comissão.

A cartilha produzida pela Sead é dividida por tópicos, contendo orientações introdutórias sobre como acessar o SEI; descrições das ferramentas disponíveis na plataforma; guia de como iniciar, acompanhar, concluir e reabrir processos; inserir assinaturas eletrônicas, etc.

Para Tatiane, o manual vai servir também como um pontapé inicial para os usuários que participarem dos futuros treinamentos para uso do sistema. “Ao longo das capacitações passadas, percebemos que muitos servidores tinham o primeiro contato com o SEI no próprio curso. A partir de agora, vamos enviar o documento a todos os inscritos nos próximos treinamentos, de modo que possam chegar já com algum conhecimento prévio e tirar mais dúvidas”, explicou.

A capacitação para uso do SEI é ministrada pelos membros da Comissão Especial do SEI, com 08 horas de carga horária, sendo realizada em quatro dias, divididos em duas semanas, no horário das 14h às 16h. As aulas ocorrem no laboratório de informática da Escola de Governo. Entretanto, por conta do agravamento da pandemia da COVID-19, as próximas turmas da capacitação deverão acontecer remotamente.

Sobre o SEI

O Sistema Eletrônico de Informações é uma ferramenta que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema, proporcionando a virtualização de processos e documentos, permitindo atuação simultânea de várias unidades ao mesmo tempo em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades.

No Rio Grande do Norte, a implantação do SEI ocorreu em 2018 e vem possibilitando economicidade significativa para o Governo do Estado desde então, uma vez que diminuiu gastos com material de expediente, despesas com transporte de processos e digitalização de documentos.

http://www.sead.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=252857