Organizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) para planejar e discutir ações visando o renascimento da economia em bases sustentáveis, o Fórum do Desenvolvimento reúne atores do desenvolvimento do Sistema Nacional de Fomento (SNF), governos federal e estaduais, organismos internacionais e pesquisadores acadêmicos. A presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), Marcia Maia, é uma dos participantes do painel “Desenvolvimento e diversidade”, no dia 29 de abril, às 10h.
Maia terá a oportunidade de apresentar cases desenvolvidos pela AGN, ao lado do presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande. A mesa de discussão terá ainda as presenças do Diretor da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira; da CEO da DIMA Consultoria, Luana Ozemela; da gerente do Programa Ganha-Ganha da ONU-Mulheres, Tayna Leite; e da representante do Prosperity Fund do Governo Britânico, Maud Chalamet.
O Fórum do Desenvolvimento será realizado entre os dias 26 e 30 de abril, totalmente on-line, gratuito e aberto ao público. Nos cinco dias de evento serão realizados debates, palestras e mesas redondas com integrantes de instituições financeiras de todo o mundo, além da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI).
Entre os participantes do Fórum estão o economista-chefe do Banco Mundial para a América Latina e Caribe, Martin Rama; o chefe da Divisão de Política Fiscal e Supervisão do Fundo Monetário Internacional (FMI), Paulo Medas e o diretor da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Jorge Moreira da Silva. A palestra magna que abre o evento será da economista Rebeca Gryspan, ex-vice-presidente da Costa Rica.
Cada dia do Fórum terá uma temática. No dia 26, o tema “Da Covid-19 à retomada sustentável: políticas de desenvolvimento em transição” vai discutir os impactos da pandemia no mercado financeiro. No dia seguinte, será a vez de debater as mudanças geopolíticas em “O mundo em transição”. Dia 28, o “O sistema financeiro em transição” abordará as transformações e novas tecnologias do setor. Já no dia 29, a temática “Uma transição sustentável e inclusiva” coloca em pauta a inclusão social e a diversidade. Por fim, o último dia do Fórum abordará o “Futuro do desenvolvimento no Brasil e os desafios das instituições financeiras”.
Confira a programação completa do Fórum do Desenvolvimento e o site do evento: www.forumdodesenvolvimento.com.br